sábado, 17 de novembro de 2012

Aula-passeio à Reserva Cachoeirinha - 15/11/12

Olha como foi o nosso feriado... Esses são nota 10!...

                                                                                                                             

                                                                              

Relato Aula-passeio na Reserva Cachoeirinha – GO
Aconteceu no dia 15 de novembro de 2012 uma aula-passeio na Reserva Cachoeirinha, uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) localizada no município de Santo Antônio do Descoberto, no estado de Goiás, próxima à BR 060 - km 6,5, do lado direito da rodovia que liga Brasília à Goiânia, cujo proprietário é o Senhor Jacy Guimarães.
Essa aula-passeio foi promovida pelo Centro Educacional 08 do Gama, Distrito Federal, uma escola pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.  Seus objetivos foram:
1-      Conhecer uma RPPN e a história da sua constituição.
2-      Conhecer a importância de uma reserva desta natureza para a preservação de ecossistemas em perigo de degradação ou extinção.
3-      Vivenciar o contato com a natureza.
4-      Conhecer as formas de reflorestamento utilizadas na reserva.
Participaram do evento alunos da 3ª série do Ensino Médio integrantes do projeto “Educação Ambiental nas aulas de Língua Portuguesa”, coordenado pela professora Mª do Rosário do N.R. Alves, doutoranda em Educação na Universidade de Brasília – UnB - e professora de Língua Portuguesa da SEEDF. Na ocasião, foram acompanhados ainda pela professora Eufrázia Rosa, de Língua Portuguesa, regente das turmas participantes do projeto e pela professora Cleane Ribeiro.
A saída da escola foi às 8h e a chegada ao local foi por volta das 9h.  O Senhor Jacy Guimarães acompanhou o grupo desde a escola. Na entrada da Reserva, Jacy Guimarães contou um pouco da história da constituição da RPPN, informou sobre a programação do dia, que previa: aprendizagem das formas de contenção, escoamento e reserva da água da chuva, no projeto Barraginhas; de recuperação do solo; de formação de diques, no projeto Bivar e de organização da plantação de mudas. Os alunos conheceram, além disso, formas de banheiros ecológicos adotados na reserva.
Depois que ele expôs tudo isso, ao longo de uma caminhada exploratória por cerca de 2km, os visitantes puderam conhecer a cachoeirinha, que deu nome à reserva, onde desfrutaram de um almoço compartilhado e de momentos de lazer junto à natureza. Também conheceram, próxima à cachoeira, uma mina de água mineral, onde recolheram água para ser levada à casa de Jacy Guimarães, pequena sede no centro da reserva.
Por volta das 15h, o grupo voltou à sede da reserva, onde a aula-passeio foi encerrada com uma dinâmica de avaliação das atividades do dia, momento em que foram lidos a “Oração do Cerrado” e a “Carta de um inquilino”. Nessa atividade todos tiveram a oportunidade de expor os conhecimentos adquiridos durante todo o dia, refletir sobre as mensagens dos textos e agradecer à recepção do Senhor Jacy Guimarães e a sua disponibilidade. Vários participantes ressaltaram a admiração que sentiram pelo entusiasmo e convicção com que ele defende a preservação do meio ambiente, sobretudo do cerrado e lhe fizeram votos de saúde e vida longa.
O retorno à escola ocorreu às 16h. Este foi um dia de muita aprendizagem para todos e os objetivos da aula-passeio foram plenamente alcançados.
Gama, 24 de novembro de 2012.
Professora Mª do Rosário do N. R. Alves


















Um comentário:

  1. Parabéns aos participantes! Todos merecem nota 10! Tiveram um comportamento exemplar!

    ResponderExcluir