Redações de Vestibular/Enem - 3ª A e B

Produção Coletiva da 3ª A


Conciliando desenvolvimento e preservação

Um dos principais problemas do século XXI é a falta de preservação ambiental. O aumento desse problema se deu a partir da Revolução Industrial, com a implantação de indústrias e fábricas, que contribuem para o efeito estufa e o aquecimento global.
Nesse contexto, questiona-se a conciliação entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Isso é possível? Admite-se que essa tarefa é difícil porque preservação e desenvolvimento têm interesses antagônicos, como mostra o exemplo dos países do Hemisfério Norte que enriqueceram à custa dos recursos naturais do planeta.
 No Brasil, por exemplo, o novo Código Florestal não contribui para que isso aconteça, pois permite a degradação das matas ciliares, atendendo aos interesses dos ruralistas. Mas esse não é o único problema, não podemos nos esquecer das queimadas, da poluição, da escassez de água e dos grandes pastos, que provocam o desequilíbrio ambiental.
Diante disso, é necessária a adoção de um novo modelo de desenvolvimento: o sustentável. Nessa proposta, o governo precisa implantar movimentos de conscientização, educação ambiental em todos os níveis, fiscalização rígida das reservas, planejamento das cidades, reflorestamento e incentivo à separação e reciclagem do lixo. Desse modo, é possível conciliarmos desenvolvimento e preservação, reduzindo o conflito entre interesses públicos e privados.


Produção coletiva da 3ª B

O voto e as transformações sociais

Hoje todos têm o direito de votar, mas nem sempre foi assim. Por exemplo, na Grécia antiga esse direito era limitado aos homens considerados cidadãos, por isso os escravos, as mulheres e os comerciantes não podiam votar.  No Brasil a situação já foi  semelhante, o voto era restrito aos burgueses. Foi com muita luta que conquistamos esse direito.            
 Depois dessa conquista, houve momentos na história do Brasil em que foram suspensos os direitos políticos. Nessa época, as pessoas perceberam o quanto a democracia era importante, por isso foram às ruas para reconquistá-la em movimentos como o das Diretas Já, dentre outros.
 Nesse contexto, todos concordam que o país precisa de transformações sociais, pois são muitos os problemas que a sociedade enfrenta. Dentre eles os mais alarmantes são a saúde, a educação, o transporte e a segurança. 
Para isso o voto deve ser utilizado de forma consciente com o intuito de colocarmos bons representantes nos poder legislativo e executivo do país. Logo, é por meio das eleições que podemos promover as transformações necessárias.


Produções Individuais da 3ª B


Desenvolvimento e preservação ambiental

Hoje se fala muito em preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e outras medidas para amenizar os problemas ambientais existentes. Mas a questão é como se desenvolver sem prejudicar o meio ambiente.
Atualmente vemos o homem se desenvolver cada vez mais em todas as áreas, mas sempre prejudicando o que é indispensável à vida. O “progresso” da humanidade pode se tornar o “ingresso” para o  caos que estamos começando a conhecer, como a escassez de água, dias cada vez mais quentes, poluição do ar, poluição dos recursos hídricos, entre outros.
O investimento em tecnologias limpas deve se tornar prioridade, mas a mudança apenas é pouco, é necessário cumprir metas como a diminuição de gases tóxicos, gases que aumentam o efeito estufa, exclusão de queimadas e desmatamentos. E para que isso aconteça, todos os países e pessoas devem cumprir esses quesitos.
Tratamento de esgotos, filtros industriais, reciclagem de materiais são ainda medidas que devem ser tomadas por governantes e empresas. Porém, reciclagem de materiais, utilização de produtos com menos impacto ecológico, são exemplos de ações que devem partir de cada indivíduo.
Apesar das dificuldades, é possível sim o desenvolvimento sem tantos impactos ao meio ambiente, mas para que isso ocorra também é dever do governo fazer a fiscalização de empresas e a conscientização de cada indivíduo para conciliarmos desenvolvimento e preservação.

Aluno: Dennis



Desmatamento

O desmatamento um é perigo para o qual contribuímos, até chegar à situação que está hoje, porque nem todos estão preocupados com o que está acontecendo e por isso chegamos a um ponto crítico.
O desmatamento ocorre mais por causa das indústrias, para se ter lucro. Mesmo sabendo que estão contribuindo para desastres que afetam milhares de pessoas esses empreendimentos continuam, porque no momento está sendo o melhor para seus donos.
Contudo, temos que mudar essa realidade, pois se não começarmos agora será tarde demais, pois um dia a natureza se esgotará, não podemos tê-la pra sempre, para nos favorecer sem que se tenha grandes prejuízos futuramente.
Temos que começar a mudar nossas atitudes agora, antes que seja tarde demais, pois podemos usufruir da natureza, mas de uma maneira saudável para os dois lados, porque nem todas as fontes que utilizamos são renováveis. Mudemos agora para um futuro melhor.

Aluna: Mayara



Brasil, o país da água doce

                   O Brasil está preparado para enfrentar a escassez de água potável? Qual é a situação do Brasil em relação ao uso sustentável da água?
                    O Brasil tem 77% das águas de superfície da América, apesar disso o país          é um dos que mais sofrem com o desequilíbrio ambiental, o desperdício, a poluição dos cursos da água, perfurações sem controle técnico e também o aquecimento Global. Com isso o país corre risco das próximas gerações sofrerem com a escassez da água potável.
                    Existe um mito de que no Brasil não falta água, nós somos realmente uma das maiores reservas de água doce no mundo, só que é algo extremamente mal distribuída. Mas não é porque o país possui uma imensa quantidade de água doce que vamos nos desleixar. Temos que pensar nas próximas gerações, porque agora está  bom, mas se continuar como está indo, daqui a algumas décadas podemos sofrer, do jeito que o Brasil está levando corremos risco de perder esse patrimônio tão precioso.
                    Com isso temos que procurar nos conscientizar, temos que nos fiscalizar, não somente ver o que as outras pessoas fazem de errado, porque enxergar algo de errado que outras pessoas estão fazendo é fácil, mas agora ver os nossos erros  é difícil.
                    O governo podia também intensificar as fiscalizações nos setores que provavelmente possam aumentar esse risco, procurar fazer programas de conscientização para as pessoas, porque se ajudarmos o nosso planeta a se recuperar, só vamos ganhar com isso.

Aluno: Lucas Lima

A falta de água no planeta

A água é um recurso natural de valor inestimável, mas que muitas vezes é mal utilizada que daqui a alguns anos não teremos mais água no nosso planeta? Como vamos viver sem água? Afinal a água é essencial na nossa vida, para tudo que vamos fazer hoje precisamos de água.
Recentemente muito se têm falado a respeito da crise da água e se especula sobre a possibilidade da escassez desse recurso.
Um pesquisador da Organização pelo Programa das Nações Unidas adverte que, apesar de 77% das águas da superfície da América Latina estarem no Brasil, é o país que mais sofre com o desequilíbrio entre a oferta e a demanda, com o desperdício, a poluição ambiental e a violação da Terra.
Aido Rebouças fez uma análise comparativa entre a disponibilidade hídrica e a demanda da população no Brasil e mostrou que o nível de utilização da água disponível em 1991 era de apenas 0,71%.
O pesquisador afirma que o que mais falta no Brasil não é água, mas sim determinado padrão cultural, as pessoas saberem como fazer o uso da água adequadamente, não simplesmente ligarem a torneira e deixar ligada quando não estiver usando e não fazerem limpeza de uma área todo dia, mas a cada 2 dias fazer a limpeza, não precisa usar a água todo dia, podem usa um pano molhado nos dias em que não está muito suja.
Solução conjunta para o problema da água é uma questão de integração cidadã. A água, como necessidade essencial à vida, é um direito universal, o qual cabe ao Estado garantir.
Reivindicar a necessidade de um pacto entre o cidadão e o poder público para que o país com maior oferta de água doce no planeta não sofra no futuro com a sua falta é uma responsabilidade de todos.
Aluno: Douglas de Sousa Claudino Nº07

A reutilização de água

A escassez de água vem preocupando o planeta desde o início do século XXI, devido à falta de conscientização da população. Por este motivo devemos ter a plena consciência do que fazemos com ela.
De acordo o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a falta de água e o aquecimento global serão as questões mais importantes do século XXI. Algumas pessoas devem-se perguntar: Mas porque a falta de água? O Brasil nunca passou por isso!! Pois bem, devemos observar que existem países com maior nível de água doce do que outros.
O Brasil é um dos poucos países que tem um  índice de 2500 m³ por habitante ao ano, mas isso não se aplica a todos, alguns estados como Pernambuco e Paraíba têm em média 1500 m³ por habitante ao ano, o que considera-se uma situação crítica.
Pesquisadores advertem que, apesar de 77% das águas de superfície da América estar no Brasil, o país e um dos que mais sofrem com o desequilíbrio entre a oferta e demanda.
É preciso haver consciência de que, exceto nas regiões do planeta em que há uma limitação de quantidade de água doce, os outros devem ter um padrão ético e cultural sobre o uso da água, devemos aprender a reutilizá-la, reaproveitar algo que está por acabar. Algumas pessoas devem-se perguntar: E as águas dos oceanos? As águas marinhas são salgadas, e o processo de dessalinização ainda é muito caro.
Então faço um apelo a toda a população: Vamos nos esforçar, somar experiências, repensarmos os modos de utilização da água e assim conseguirmos mudar nossos maus hábitos e assim preservaremos um dos nossos melhores bens.
Lembre-se: a solução para o problema “ÀGUA” é uma questão cidadã. A água é essencial à vida, e um direito de todos que cabe ao país garantir. Mas, do jeito que as coisas estão indo, cabe à população se organizar e fazer valer seus “DIREITOS”, água de qualidade.

Aluno: Renan Vinicius Oliveira da silva nº 29

Água, fonte de vida

A provável falta d’água no planeta é uma das questões mais preocupantes do século XXI. Se isso acontecer haverá consequências desastrosas para a humanidade.
O Brasil é uma dos países que mais sofrem com a má distribuição de água e com a poluição ambiental, porém é um dos países com uma das maiores reservas de água doce do mundo.
O desperdício e o mau uso da água são um grande problema na sociedade. Além das pessoas não saberem como usufruir desse bem, elas ainda o desperdiçam, seja em banhos demorados ou simplesmente ao esquecer a torneira aberta.
Temos um recurso natural finito, se não nos conscientizarmos disso, logo iremos sofrer com os danos desastrosos.

Aluna: Janis

Água

De uns tempos para cá, a água se tornou um assunto de grande porte em relação a sua escassez e até mesmo a sua possível falta total. Isso ocorre porque os nossos ecossistemas estão sendo ameaçados e isso engloba o mundo todo.
Mesmo sofrendo alguns desequilíbrios, o Brasil detém, segundo estatísticas, 18% da água doce do mundo. É a quantidade total que circula no país. Com esse dado, o Brasil fica sendo a maior reserva mundial.
No entanto, o mau uso da água, o desperdício, o uso excessivo, a falta de conscientização, o desmatamento, a poluição, entre outros descasos, podem levar ao fim nossos recursos naturais.
Essas ações têm um grande responsável que somos nós, os seres humanos.
A água é uma questão tão importante, que até no momento do seu tratamento requer atenção. Segundo pesquisadores, hoje 80% das doenças adquiridas pelas crianças são em consequência do mau tratamento da água.
Diante de tantos transtornos que o mau uso da água pode causar, temos a plena consciência de que devemos mudar atitudes intoleráveis, pois seremos nós os maiores prejudicados. Afinal, se não cuidarmos agora e deixarmos que a previsão que diz que a água terá fim se realize, não haverá mais vida no planeta.

Aluna: Mariana

A falta de água

Como se relata nos textos, o país que mais sofrerá com a falta de água é um dos países que mais contribuem para tal problema, o Brasil. Os estados com situação alarmante são Pernambuco e Paraíba, pois já sofrem com a seca e com a falta total de água seria inviável a sobrevivência nesses estados.
Relata-se também que as variantes para esse grande problema são o desequilíbrio entre a oferta e a demanda, o desperdício, a poluição ambiental e a violação das áreas e preservação dos cursos de água, que aceleram cada vez mais o processo de escassez de água.
Por tudo isso,  não podemos achar que pelo fato de o Brasil possuir grande parte da água potável da América Latina, não aconteceria a sua falta no Brasil, pois seria um engano. Em contrapartida há a superpopulação, o desperdício sem consciência do povo brasileiro e a poluição de nascentes, que contribuem em grande parte para tal fato.
Poderíamos reverter este quadro, sem que a população adquirisse o hábito de poupar água, não só pela questão econômica, mas pela questão ambiental.
A população está acostumada a viver com água abundante, sem consciência do que essa fartura sem controle pode trazer, se não houver a conscientização do povo brasileiro sobre o problema que eles mesmos estão criando.
Enquanto o tema “falta de água” for, digamos que “boatos”, o povo não verá necessidade de mudanças de seus hábitos, se não sentirem na pele o sofrimento de algo provocado por ele mesmo.
Aluno: Wesley

Água, um bem limitado

Atualmente se fala muito nos desastres ambientais provocados pelo homem e que colocam em risco a sua própria integridade, como desmatamento, poluição, uso inadequado dos recursos hídricos, entre outros. Todos esses desastres estão acabando com um elemento essencial para a vida humana e, se não forem tomadas as devidas providências, o ser humano irá enfrentar uma dura realidade, a escassez de água.
O fato de o Brasil ser bastante rico em recursos naturais despreocupa o homem que lucra cada vez mais com esses recursos por meio de desmatamentos, principalmente com a extração da madeira e formação de pastos para a criação de gado; polui o ar, com suas indústrias, seus automóveis e seus aparatos tecnológicos e polui e usa inadequadamente os recursos hídricos.
A degradação do meio ambiente em todos os seus setores e aspectos, além de destruir o que temos, ainda impede a renovação desses recursos. O exemplo mais claro disso é o desmatamento de florestas que impede grande parte dos ciclos das chuvas provocando a desestabilização do clima. Com a extração dessas árvores o processo de das chuvas é prejudicado, pois não existirá a água que as árvores retêm para evaporizar e também deixarão de existir os “rios voadores” formados no ciclo das chuvas na região amazônica, retidos nas nuvens e que através dos ventos são transportados para diferentes lugares e regiões.
No dia-a-dia, nós também nos prejudicamos sem percebermos, no banho demorado, quando escovamos os dentes sem desligar a torneira, quando lavamos o carro, entre outras coisas simples, mas que requerem mais de nossa atenção.
A água é um bem que nos é essencial e útil pra tudo em nossas vidas, mas que deve ser utilizada de forma consciente e correta por todos nós, até mesmo na simplicidade do nosso dia-a-dia, pois ela está em tudo o que produzimos e consumimos.

Aluno: Dennis

Primeiro Passo

O Brasil tem boa parte de toda a água do planeta que é 18%, então por que devemos nos preocupar com a falta dela? Esse que é o problema, a maioria dos brasileiros pensa assim, mas esquecem de que, apesar de muita, a água é finita.
Um fator que muitos esquecem é que a maior parte da água no Brasil e no mundo é salgada, e como o processo de dessalinização ainda é muito caro, na prática ela fica inacessível para o uso humano.
De uns tempos pra cá o clima, pelo menos no Brasil, está totalmente descontrolado, no inverno faz calor, no verão faz frio. Em cidades em que chovia muito, hoje a população sofre com a seca e cidades que sofriam por causa da seca, hoje sofrem com enchentes. Isso tudo ocorre por causa da emissão de gases poluentes de fábricas e carros, a poluição dos rios e ou da própria cidade, dentre outros fatores.
Algumas pessoas já entraram na luta para salvar o Planeta. Escolas estão ensinando os alunos a protegerem e a preservarem a natureza, fábricas de carros estão investindo em carros menos poluentes e a reciclagem está cada vez mais forte, mais ativa.
Bom, já demos o primeiro passo, agora falta você ajudar, mesmo que seja com uma coisa pequena como não jogar papel no chão, demorar um pouco menos no banho, coletar água da chuva para lavar calçadas, carros ou usar bicicleta para ir ao trabalho. Se cada um fizesse um pouco, teríamos uma vida melhor, ou seja, um mundo melhor.

Aluna: Raquel Dias

Escassez de Água Futuramente

O mundo hoje em dia enfrenta vários problemas em relação ao meio ambiente, mas os primordiais sem dúvida são a escassez de água futuramente e o aquecimento global.
Os agravantes dessas questões estão bem diante dos nossos olhos e de nossas atitudes, que são o aumento da população e o desmatamento das florestas, sem contar com outros fatores que também contribuem para isso.
O Brasil é o país que mais sofre com o desequilíbrio entre oferta e demanda, poluição das águas e o seu desperdício.
Outro foco é a falta de saneamento, ocorrendo, assim, a poluição da água.  Falta um pacto entre o cidadão e o poder público, focando no futuro para que não venha a ter falta de recursos humanos.
Mas isso só irá acontecer tirando o mito de que no Brasil não falta água. Sim, somos ricos em água doce, mas segundo organizações internacionais o índice razoável é de 2.500  por habitante ao ano, já abaixo de 1.500 por habitante/ano considera-se situação crítica, como ocorre em Pernambuco, por exemplo.
Outro mito também é que o mundo é feito de água, mas só que a maior parte dela é salgada, o que impossibilita a utilização da mesma.

Aluno: Wallison


A poluição da água

A poluição da água é um dos pontos mais preocupantes da atualidade, sendo que o planeta é composto, em sua maior parte, desse recurso natural. Segundo pesquisadores, na América Latina os maiores problemas são por causa do desmatamento e da superpopulação. 
O Brasil é o país que contém mais água doce em todo o planeta, mas isso não significa que sua distribuição seja igual para todo o país, ainda tem a questão da grande poluição em alguns rios. O mais famoso é o rio Tietê, em São Paulo, ele tinha as margens largas e a água limpa, mas com a construção da cidade e o aumento da população foi ficando cada vez mais estreito e sujo. 
Mas isso não ocorre só no Brasil, na França aconteceu um caso parecido ao do rio Tietê, mas o país conseguiu reverter essa situação que foi problema durante alguns séculos. 
Além desse problema ainda tem a questão do desperdício da água, que será outra preocupação para a população. 
Se esses problemas não forem resolvidos, daqui a algum tempo começará a guerra por águas, as populações começarão a morrer por falta de água doce e os recursos naturais vão acabar, como já ocorre em algumas regiões do planeta. 

Aluna: Ana Cristina

Como resolver um dos maiores problemas do século 21?

 Segundo uma pesquisa realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente por 200 cientistas, em 50 países, a falta de água e o aquecimento global são e serão as questões mais preocupantes do século 21. 
Apesar de 77% das águas de superfície da América estarem no Brasil, mesmo assim o país é um dos que mais sofrem com o desperdício, poluição ambiental, desmatamento e a violação da área de preservação dos cursos d'água. Existe um mito de que no Brasil não falta água. Realmente, somos uma das maiores reservas de água doce do mundo, só que a água do nosso país é muito mal distribuída e isso é o que mais preocupa. 
Uma das soluções para amenizar esse problema seria uma conscientização dos consumidores, porque o maior desperdício ocorre pelo mau uso da população e pelo lixo jogado nas ruas que acabam indo parar nos rios e mares. Um exemplo bem claro disso é o rio Tietê em São Paulo - SP, ele é o rio mais poluído que conheço e isso se deu simplesmente por causa da população e da construção da cidade. Outra solução seria uma melhor distribuição, porque esse também é um dos maiores problemas pela falta d'água e uma das maiores preocupações. 
O governo simplesmente aponta os problemas, coloca a culpa na população, mas se esquece que umas das funções dele seria achar soluções para isso e resolver, não apenas deixar no papel, mas colocar os planos em prática. 
Governo e população têm que se juntar para resolverem isso. Se os consumidores reclamam e virem que o governo não está resolvendo lá muita coisa, é simples, vamos colocar as mãos na massa, muitos falam que isso é um serviço apenas do governo, mas temos que pensar da seguinte maneira: o mundo é como uma pessoa que está doente, com febre e nós somos as únicas pessoas que têm o remédio. Não vamos esperar apenas pelo governo ou pelos demais, se não nos preocuparmos agora, quem irá?

Aluna:  Luana Letícia

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário