Análise de textos 1 - 3ª A





Respostas da Atividade de Leitura 1 (Página de Exercícios)


Alunas: Bárbara Silva -  N° 06  e Rebecca Castro -  N° 23

1- A preservação do meio ambiente.
2- Chamar atenção dos governantes mundiais para as questões ambientais.
3- Fazer organizações nas escolas e comunidades pra ajudar o planeta.
4- Jovens, crianças e estudantes.
5- Rio 92; mudanças ambientais globais.
6- A linguagem é mais formal, por causa dos destinatários e também pela situação de produção.
7- Não, porque o discurso era para os governantes mundiais e a carta para o povo brasileiro.
8- O discurso é uma situação oral e a carta uma situação escrita.
9- a) Chamar os governantes mundiais à responsabilidade.
b) Levar os ouvintes a refletirem sobre o tema.
10- a) "Para isso", é uma locução conclusiva.
b) Presente e futuro. O presente mostra o agora e o futuro, o compromisso que teremos futuramente.
c) Fazer um convite à população.
d) Imperativo, porque ele está fazendo um convite.
11- a) "Se te vendermos a nossa terra, ama-a como nós a amávamos. Protege-a como nós a protegíamos. Nunca esqueça como era a terra quando dela tomou posse. E com toda a sua força, o seu poder, e todo o seu coração, conserva-a para os seus filhos, e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Esta terra é querida por Ele. Nem mesmo o homem branco pode evitar o nosso destino comum."
b)  "Caminhar entrem as estrelas" = morte ; " Cavalo de ferro que fuma" = trem; " Fios que falam" = telegrafo.
c)  O filme e a carta relatam a preocupação, não melhor dizendo, a realidade de como estaremos futuramente, se não cuidarmos do nosso planeta. Pois a carta e o filme relatam como estamos acabando com o planeta aos poucos. No filme Avatar, após acabarem com a terra, eles tem que ir para outro planeta explorar os recursos naturais, pois no nosso planeta não há mais nada.
d) Destroçamos tudo, nós destruímos; devastamos tudo, nós destruímos; destruímos tudo, claro que nos destruímos; nós matamos por nada; nos matamos por nada; nós não somos bichos; claro que somos piores; somos humanos.
12- Os três temas abordados são muito interessantes, pois de forma indireta nos alerta que se não cuidarmos da nossa natureza e cultivarmos nosso recursos naturais, futuramente não nos restará mais nada, pois a cada dia que passa os nossos recursos naturais são mais devastados.
Devemos cuidar mais do meio ambiente, se cada um fizer a sua parte ja é um grande começo.

Alunas: Isabella Ambrozio n° 17 e Sara Évelin n° 25.                                         

1- A preservação do meio ambiente.
2- Chamar atenção dos governantes mundiais para as questões ambientais.
3- Fazer organizações nas escolas e comunidades pra ajudar o planeta.
4- Jovens, crianças e estudantes.
5- Rio 92; mudanças ambientais globais.
6- A linguagem é mais formal, por causa dos destinatários e também pela atuação de produção.
7- Não, porque o discurso era para os governantes mundiais e a carta para o povo brasileiro.
8- O discurso é uma situação oral e a carta uma situação escrita.
9- a) Chamar os governantes mundiais a responsabilidade.
b) Levar os ouvintes a refletirem sobre o tema.
10- a) "Para isso", é uma locução conclusiva.
b) Presente e futuro. O presente mostra o agora e o futuro, o compromisso que teremos futuramente.
c) Fazer um convite à população.
d) Imperativo, porque ele está fazendo um convite.
11- a) "Se te vendermos a nossa terra, ama-a como nós a amávamos. Protege-a como nós a protegíamos. Nunca esqueça como era a terra quando dela tomou posse. E com toda a sua força, o seu poder, e todo o seu coração, conserva-a para os seus filhos, e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Esta terra é querida por Ele. Nem mesmo o homem branco pode evitar o nosso destino comum."
b)  "Caminhar entrem as estrelas" = morte ; " Cavalo de ferro que fuma" = trem; " Fios que falam" = telegrafo.
c)  O filme e a carta relatam a preocupação não melhor dizendo a realidade de como estaremos futuramente, se não cuidarmos do nosso planeta. Pois a carta e o filme relatam como acabando com o planeta aos poucos. No filme Avatar, após acabarem com a terra, eles tem que ir para outro planeta explorar os recursos naturais, pois no nosso planeta não há mais nada.
d) Destroçamos tudo, nós destruímos; devastamos tudo, nós destruímos; destruímos tudo, claro que nos destruímos; nós matamos por nada; nos matamos por nada; nós não somos bichos; claro que somos piores; somos humanos.
12- Os três temas abordados são muito interessantes, pois de forma indireta nos alerta que se não cuidarmos da nossa natureza e cultivarmos nosso recursos naturais, futuramente não nos restará mais nada, pois a cada dia que passa os nossos recursos naturais são mais devastados.
Devemos cuidar mais do meio ambiente, se cada um fizer a sua parte ja é um grande começo.

Centro educacional 08 do Gama
Nome: Thalita Lanusse Morais Ferreira
Nº: 28        
Série/Turma: 3°A

1-      Conscientização e preservação do meio ambiente.
2-      Fazer com que os representantes presentes na RIO92 repensassem a respeito de suas decisões e compreendessem o peso que elas tinham na vida da sociedade.
3-      Conscientizar a comunidade da importância do meio ambiente.
4-      Não entendi
5-      Quando é citada a importância do meio ambiente e a forma como não estamos cuidando dele.
6-      Formal, pois a linguagem utilizada nos textos não é muito usada no cotidiano.
7-      Sim.  As pessoas.
8-      Não sei
9-      (a) Uma reflexão interessante:  se até mesmo uma criança é capaz de se preocupar com meio ambiente, qual e a dificuldade do adulto em cuidar do mesmo?
(b) As interrogativas são retrógradas.
10- (a) Sentido de união
(b) Não sei
(c) Não sei
(d) Não sei
11- (a) “Seu apetite devorará a Terra e deixará atrás de si apenas um deserto.” Achei interessante este trecho da carta, quando ele se refere a apetite, fala da ganância do homem.
(b) “caminhar entre as estrelas" = morrer 
“cavalo de ferro que fuma” = trem 
“fios que falam” = fios de telefone
(c) “Como você pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? A ideia é estranha para nós. Se nós não somos donos do frescor do ar e do brilho da água, como você pode comprá-los?”. A semelhança está no fato de ambos defenderem sua terra.
(d) “Destroçamos tudo, devastamos tudo, destruímos tudo nós matamos, nos matamos, nós não somos bichos, claro que somos piores. somos humanos”. Este trecho traz adjetivos muito semelhantes aos usados pelo chefe Seattle para se referir ao homem branco.
12- O homem com toda sua ganância transforma tudo em mercadoria, até o essencial como a água que cai do céu ou brota da terra e quando ele destroi a sua terra, ele procura outra, a declara sua e recomeça o processo de destruição.

Gabriella de Almeida Vieira  - nº 14
Antônio Anderson -  nº 04

1.      A preservação do meio ambiente.
2.      Conscientizar a todos sobre a preservação do meio ambiente.
3.      Alertar as escolas e as comunidades a cuidar do Brasil.
4.      Jovens, crianças e estudantes.
5.      Rio - 92, Mudanças Ambientais Globais.
6.      Formal. Por causa dos destinatários, que são governantes e por causa da situação de produção do discurso.
7.      Não. O discurso era para os governantes mundiais e a carta era para o povo brasileiro.
8.      O discurso é de situação comunicativa oral e a carta era escrita.
9.      Apesar de ser só uma criança tem mais consciência quanto ao meio ambiente do que um adulto.
10.  a) É uma locução conclusiva.
         b) Presente e Futuro. O presente é para mostrar o agora e o futuro é para termos compromisso com o mesmo.
         c)  Fazer um convite à população.
        d)  Imperartivo, porque está fazendo um pedido.
11.  a)  ´´Todas as coisas  estão ligadas como o sangue que une uma família``.
·         Assim como uma coisa liga a outro, o meio ambiente está ligado ao ser humano, mas nem todos enxergam essa  ligação e destroem tudo.
b)  Significa morrer.
12.  Ambas as partes focam na natureza e mostra como o homem é insensível e a destroi. Devemos nos reconectar. 


Victor Henrique Guedes e Tamires

11-(A) “Como você pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? A ideia é estranha para nós. Se nós não somos donos do frescor do ar e do brilho da água, como você pode comprá-los?

R: Achei interessante pelo fato de como eles poderiam comprar ou vender algo que é estranho sendo que nenhum deles possuem o frescor do ar e o brilho da água.

(B) Significa que se pode pensar alto, caminhar nas alturas sem ter medo de cair.

(C) A parte em que tem relação vinculada o ser humano com o meio ambiente em seu redor que deixou um extrato da carta que o chefe índio Seattle escreveu ao presidente norte americano.

(D) A música Humanos em relação à carta e que nós humanos podemos na maioria das vezes fazer o que queremos sem ao menos pensar, sem ter inteligência no que pode acontecer.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


Camila Almeida - nº 11
1-      A preservação do meio ambiente.
2-      Chamar atenção dos governantes do mundo inteiro sobre a questão do meio ambiente.
3-      Mobilizar as pessoas a assumirem suas responsabilidades.
4-      Como jovens, crianças e estudantes.
5-      Rio92 e mudanças ambientes globai.s
6-      Formal, por causa dos destinatários e da situação de produção do discurso.
7-      Não, pois um era para os governantes e a carta para o público brasileiro.
8-      O discurso é oral e a carta é situação escrita.
9-      A) Para identificar o autor como criança e ressaltar a responsabilidade dos adultos.
       B) Levar os ouvintes a refletirem.
10-  a) Para dar uma ideia de conclusão.
              b) Presente e futuro. O presente mostra o momento histórico e o futuro, o compromisso que devemos ter.
              c) Fazer um convite à população.
              d) Imperativo, fazer um pedido.
11-  A) “O murmúrio da água é a voz do pai de meu pai. Os rios nossos irmãos saciam nossa sede. Os rios levam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se vendermos nossa terra para vocês, vocês devem se lembrar de ensinar a seus filhos que os rios são irmãos nossos, e de vocês, e consequentemente vocês devem ter para com os rios o mesmo carinho que têm para com seus irmãos.
Nesse trecho ele cita a importância do rio para todos nós e o compara como nossos familiares são importantes para nós o rio é pra eles.
B)Morrer, Trem e Telégrafo.
C) “A água brilhante que se move nos riachos e rios não é simplesmente água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se vendermos a terra para vocês, vocês devem se lembrar de que ela é o sangue sagrado de nossos ancestrais. Se nós vendermos a terra para vocês, vocês devem se lembrar de que ela é sagrada e vocês devem ensinar a seus filhos que ela é sagrada e que cada reflexo do além na água clara dos lagos fala de coisas da vida de meu povo.”
No filme Avatar os seres que vivem em Pandora se negam a aceitar a saída da grande árvore onde moram e que os humanos tanto querem. E também mostram a importância que Pandora tem para eles.
D) "Destorçamos tudo, devastamos tudo, destruímos tudo. Nós matamos, nos matamos." 
 Tanto na Carta do Chefe Seattle, no filme Avatar e na música Humanos relatam a forma que o ser humano desvaloriza o meio ambiente e destacam o quanto ele é importante para todos nós. Devemos abrir imediatamente nossos olhos e perceber que isso não é brincadeira, um dia podemos acordar e ver que toda nossa riqueza - o meio ambiente- acabou e o pior de tudo, que fomos nós mesmos que o destruímos.

Wenerson

1º: Conscientização ambiental e soluções para isto.
2º: Conscientizar o mundo e os governantes e seus governados sobre conservação ambiental.
3º: Mobilizar as comunidades e escolas para assumir suas responsabilidades de preservação da natureza.
4º: Como jovens crianças ou adolescentes.
5º: No início do texto fala sobre o RIO 92, que é uma conferência que trata sobre todos os assuntos relacionados à preservação do meio ambiente. E a carta também trata sobre a conscientização das demais entidades políticas a preservar nosso meio ambiente.
6º: É uma linguagem formal, pois seria apresentada a pessoal de alto cargo e de alto respeito, além de ser apresentado formalmente em público.
7º: Destinatário da carta: População em geral. Destinatário do discurso: Governantes.
8º: Carta é escrita e o Discurso é falado.
9º: a) Inferem um ideia de que crianças são mais conscientes que pessoas que já viram o quão prejudicial é a não preservação.
b) Produz um efeito de reflexão no assunto.
10º: a) Locução conclusiva.
b) Presente e Futuro. Mostra o agora e o que virá.
c) Tentando fazer uma ação de socialização para fins de preservar.
d) Modo Imperativo. Está pedindo.
11º: a) Como você pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? A idéia é estranha para nós. Se nós não somos donos do frescor do ar e do brilho da água, como você pode comprá-los?”
Não somos donos de nada nesse mundo, por isso devemos cuidar para que cada um possa desfrutar de um bem que é global.
b) “Caminhar entre as estrelas - viajar em um lugar calmo se devastações, “cavalo de ferro que fumaça – trens que poluem nosso ar, “fios que falam- perdemos a comunicação pessoal, nos fazendo escravos do telefone sendo ele com fio ou sem ele.
c) a devastação sem noção e sem preocupação de muito do que conhecemos sobre a natureza, ressaltando que no filme “Avatar” após explorarem todos  os recursos naturais da terra, vão para outro planeta com intenção de fazer a mesma coisa.
d) Devastamos tudo, destruímos tudo, nós matamos e nos matamos.

12º) Em todas a situações temos os mesmos temas com ideias de diferentes pessoas que sempre levam a uma conclusão de que devemos preservar senão não haverá um futuro vivente, vemos no filme um provável futuro caso não aja essa conscientização sobre o assunto, sabemos que não somos donos de nada nessa terra, mas queremos ser donos de tudo.



Gledson Rodrigues nº: 16
Thalita Rafaela nº: 29

1 - A preservação do meio Ambiente.

2 - Alertar aos adultos que está prejudicando a natureza e a geração futura.

3 - Fazer organizações nas escolas e comunidade para começar a cuidar do planeta terra.

4 - Se caracterizam como jovens, crianças e alunos.

5 - Rio-92, Mudanças Ambientais Globais.

6 - A linguagem é mais formal por causa dos destinatários e por causa da situação de produção do discurso.

- O discurso estava sendo dirigido para os governantes mundiais e o segundo para os povos brasileiros.

8 - O discurso foi oral e a carta foi escrita.

9. a) Produz um efeito de responsabilidades para os adultos.

b) Levar aos ouvintes a refletir sobre o tema.

10. a) É uma locução conclusiva.

b) Presente - mostra o acontecimento do momento; e o futuro mostra o compromisso que devemos ter.

c) Fazer um convite à população.

d) Imperativo - Porque faz um pedido.

11. a) A terra é preciosa para Ele, e danificar a Terra é acumular desprezo por seu criador.

b) Morrer, trem, o telégrafo.

c) No filme Avatar relata sobre a carta que diz que o ser  humano está destruindo o mundo aos poucos, desmatando e poluindo.

d) "Destorçamos tudo, devastamos tudo, destruímos tudo. Nós matamos, nos matamos." 

12) Em relação à carta,  ao filme Avatar e à música Humanos, falam do meio ambiente para que nós humanos demos prioridade para o meio ambiente e não para o dinheiro, temos que nos reconectar com a natureza.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


Viviany Tayla

1. Sobre a preocupação com o meio ambiente, as soluções para este problema, etc.

2. Que os governadores mundiais pudessem refletir sobre suas ações e mudar o seu comportamento.

3. Realizar responsabilidades para defender o meio ambiente.

4. Jovens estudantes e crianças.

5. O título apresenta um discurso feito na RIO-92, o que identifica que é uma conferência que relata o meio ambiente. E no título da carta diz que é relacionado ao meio ambiente.

6. A linguagem é mais formal pela situação de produção do discurso e pelos destinatários. 

7. Não, o discurso foi feito para governantes mundiais, numa conferência, e a carta para a população brasileira.

8. O discurso é algo oral e a carta é escrita.

9. a) Produz vergonha, pois uma criança é mais consciente que um adulto e isso reforça que os adultos precisam ter mais responsabilidades.
   b) Levar os ouvintes a uma reflexão.

10. a) Dá a ideia de conclusão, pois é uma locução conclusiva.
b) Presente e futuro. Mostra o agora e o que virá.
c) Fazer um convite à população brasileira.
d) Modo imperativo, porque está convidando, pedindo.

11. a) " De uma coisa nós sabemos, que o homem branco pode um dia descobrir  –  nosso Deus é o mesmo Deus. Vocês podem pensar agora que vocês O possuem como desejam possuir nossa terra, mas vocês não podem fazê-lo. Ele é Deus do homem, e Sua compaixão é igual tanto para com o homem vermelho quanto para o branco. A terra é preciosa para Ele e danificar a Terra é acumular desprezo por seu criador."
     b) "caminhar entrem as estrelas" = morte ; "cavalo de ferro que fuma" = trem; "fios que falam" = telegrafo.
 c) No filme Avatar o tema é o mesmo da Carta, a destruição. Só que no filme não se destroi a terra e sim Pandora, que era sagrada para os Avatares. "Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Todas as coisas estão ligadas. O homem não teceu a teia da vida  – ele é meramente um fio dela. O que quer que ele faça à teia, ele faz a si mesmo."
 d) "Destorçamos tudo, devastamos tudo, destruímos tudo. Nós matamos, nos matamos." 

12. Os três textos relatam a educação ambiental, o que nós, os humanos, não temos mais. Há motivos para começarmos a nos preocupar com o mundo, com a natureza. Como o filme Avatar expressa, se continuarmos assim, no futuro não teremos natureza em nosso planeta. E infelizmente não há um planeta lá fora que possa nos salvar. "Nós matamos, nos matamos." - Gonzaguinha.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


Aluna: Olívia Souza - N°: 21

Questão 11-A-“Como você pode comprar ou vender o céu, o calor da terra”? A ideia é estranha para nós. Se nós não somos donos do frescor do ar e do brilho da água, como você pode comprá-los?
A-RESP: Achei lindas as palavras ditas, pois fala do valor inestimável de bens tão preciosos como o céu, a terra, coisas que pra nós que somos tão civilizados não damos tanta atenção quanto eles, os indígenas. Também fala que não se pode comprar a natureza, porque nós não somos donos dela.

B-RESP: Caminhar entre as estrelas: Quando morrer vou caminhar entre as estrelas ou seja morrer, ir para outro lugar.Cavalo de ferro que fuma: Trem, pois é forte como um "cavalo" mas solta fumaça. Fios que falam: Telefone.

C-RESP: Tudo se resume em duas frases "Cada parte da Terra é sagrada para o meu povo" e "Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família". No filme Avatar eles lutam para preservar uma área, um território que é muito mais do que isso, é toda uma cultura, uma tradição um povo e isso também e exposto no texto em que os indígenas lutam pela sua cultura, seu povo,seus ideais.No filme também tem essa intervenção do "estado" do homem.


D-RESP:
Nós não somos feras,
Nós não somos bestas,

Destroçamos tudo,
Devastamos tudo,
Destruímos tudo
Nós matamos,
Nos matamos,
Nós não somos bichos,
Nós não somos animais

Temos inteligência, somos humanos
Temos raciocínio, somos humanos
Temos lucidez, somos humanos
ou não.

A música fala o quanto somos insignificantes em relação à natureza,  mesmo sendo animais e de fazer parte dela  ainda assim destruímos, devastamos somos inteligentes mas não o bastante porque sem a água, as florestas, a fauna, a flora vamos sobreviver do quê? Somos tão egoístas que só pensamos em dinheiro.

Um comentário:

  1. Alguns alunos elaboraram boas respostas, demonstrando terem lido e entendido as mensagens e propósitos dos textos. Parabéns para quem fez isso!

    ResponderExcluir