Análise de textos 1 - 3ª B


Respostas da Atividade de Leitura 1 (Página de Exercícios)

Mariana Cavalcante dos Santos

1- a) '' A visão de suas cidades aflige os olhos do homem vermelho. Mas talvez seja porque o homem vermelho é selvagem e não entende. Não existe lugar tranquilo nas cidades do homem branco. Não há onde se possa escutar o abrir das folhas na primavera, ou o ruído das asas de um inseto. Mas talvez seja porque eu sou um selvagem e não entendo. A confusão parece servir apenas para insultar os ouvidos. E o que é a vida se um homem não pode ouvir o choro solitário de um curiango ou as conversas dos sapos, à noite, em volta de uma lagoa. Sou um homem vermelho e não entendo. ''

Comentário: É interessante que nesse parágrafo ressalta-se que nós da cidade, homens brancos, ''não nos importamos'' tanto quanto eles com esses detalhes, que para os índios são mais que simples fatos, são grandes acontecimentos.

b) Caminhar entre as estrelas: É quando uma pessoa falece, morre.
    Cavalo de ferro que fuma: São os trens.
    Fios que falam: São os telégrafos.

c) ''Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família ''. ''Somos parte da Terra e ela é parte de nós '‘.
O texto em si é muito semelhante ao filme, pois a todo o momento fala da ligação entre a natureza e o ser humano, comparando-os como uma família. Diz o que todos nós deveríamos fazer em relação ao meio ambiente. Respeitar a Terra, que é nossa mãe, conservar o que temos, para futuramente usufruirmos disso quando precisarmos.

d)    '' Destroçamos tudo, nós destruímos.

          Devastamos tudo, nós destruímos
          Destruímos tudo, claro que nos destruímos
          Nós matamos por nada,
          Nos matamos por nada,
          Nós não somos bichos,
          Claro que somos piores
          Somos humanos. ''


'' Esse destino é um mistério para nós, pois não entendemos quando os búfalos são mortos, os cavalos selvagens são domados, os recantos secretos da floresta carregados pelo cheiro de muitos homens, e a vista das montanhas maduras manchadas por fios que falam. Onde está o bosque? Acabou. Onde está a águia? Acabou. O fim dos vivos e o começo da sobrevivência. ’’

'' Vi mil búfalos apodrecendo na pradaria, abandonados pelo homem branco que os matou da janela de um trem que passava. Sou um selvagem e não entendo como o cavalo de ferro que fuma pode se tornar mais importante que o búfalo, que nós só matamos para ficarmos vivos. ''



Ana Cristina                                            N*: 02
Luana Letícia                                          N*: 19
Raquel Dias                                             N*: 28

1- Leia (em dupla ou trio), no blog do projeto (portuguesambiental.blogspot.com), a Carta do Chefe Seattle e realize as atividades abaixo:
A- Escolha o trecho que achou mais interessante, copie e comente.

“Os brancos também passarão, talvez antes de todas as outras tribos. Mas em seu desaparecimento vocês brilharão com intensidade, queimados pela força do Deus que os trouxe a esta terra e para algum propósito especial lhes deu domínio sobre esta terra e sobre o homem vermelho. Esse destino é um mistério para nós, pois não entendemos quando os búfalos são mortos, os cavalos selvagens são domados, os recantos secretos da floresta carregados pelo cheiro de muitos homens, e a vista das montanhas maduras manchadas por fios que falam. Onde está o bosque? Acabou. Onde está a águia? Acabou. O fim dos vivos e o começo da sobrevivência.”

Deus criou os humanos e nos colocou neste planeta, para que nós cuidássemos, preservássemos, só que isso não acontece e sabe por quê?
Porque nós somos egoístas e devastamos tudo o que tocamos, mas nós já estamos pagando nosso egoísmo para com a natureza e vamos pagar com Deus também. Ai vem aquele trecho do texto “O fim dos vivos e o começo da sobrevivência.”


B- Explique o sentido das metáforas: quer dizer que a pessoa morreu que ela foi para o ''andar de cima'', morar no céu, perto das estrelas.

*Cavalo de ferro que fuma: quer dizer que é o trem, o termo ''cavalo'' quer dizer trem e ''que fuma'' quer se referir à fumaça que o trem solta.

*Fios que falam: quer dizer que são os telégrafos.

C- Que partes do texto assemelham-se a questões levantadas no filme ''Avatar''? Por quê?
“A energia que flui pelas árvores traz consigo as memórias do homem vermelho.”
No filme, os avatares têm uma árvore sagrada que guarda todas as lembranças dos seus ancestrais.

“Somos parte da Terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs, os cervos, o cavalo, a grande águia, estes são nossos irmãos. Os picos rochosos, as seivas nas campinas, o calor do corpo do pônei, e o homem, todos pertencem à mesma família.”


Janis Lohara
 Leia no blog do projeto a Carta do Chefe Seattle e realize as atividades abaixo:

a) Escolha o trecho que achou mais interessante, copie e comente.

R: "Não entendemos quando os búfalos são mortos, os cavalos selvagens são domados, os recantos secretos da floresta carregados pelo cheiro de muitos homens, e a vista das montanhas maduras manchadas por fios que falam. Onde está o bosque? Acabou. Onde está a águia? Acabou. O fim dos vivos e o começo da sobrevivência"

* Esse trecho relata que quando a natureza se acabar, quando as coisas simples não existirem mais, quando não houver mais uma árvore, uma flor sequer para admirarmos, temos que estar prontos para lutarmos pela sobrevivência, pois o que nos deixava vivos simplesmente não existirá mais e, como consequência, nossas vidas estarão em risco, talvez até não conseguiremos manter nossa sobrevivência. E quando pararmos para pensar na besteira que fizemos destruindo a natureza, será tarde demais para voltarmos atrás e mudarmos nossas atitudes.

b) Explique o sentido das metáforas:

* Caminhar entre as estrelas:
R: Os mortos.

* Cavalo de ferro que fuma:
R: Os trens.

* Fios que falam:
R: Os telégrafos.

c) Que partes do texto assemelham-se a questões levantadas no filme "Avatar"? Por quê?

R: O texto e o filme se assemelham muito quando os índios consideram a Terra sagrada, assim como os Navi's consideram. A luta deles para manterem a natureza a salvo. O texto e o filme se relacionam muito também na parte em que os índios e os Navi's lutam pela sobrevivência da natureza enquanto os brancos só querem desfrutar do que a natureza tem de bom e destruindo quando já não mais os convém.


d) Relacione trechos da música ouvida em sala à Carta.

R: Nós não somos animais nem bichos, nós temos inteligência, mas mesmo assim conseguimos ser piores, conseguimos usar nossa inteligência para destruirmos a natureza, para nos autodestruirmos, enquanto os animais só atacam quando se sentem ameaçados. Temos uma inteligência capaz de fazermos o mundo mudar pra melhor, mas fazemos justamente o contrário, usamos nossa inteligência e nossa capacidade para construirmos bombas e armas para destruirmos tudo ao nosso redor, matamos por futilidade, por cobiça, somos simplesmente assassinos. Alguns podem matar pessoas, outros matam a natureza que só sabe nos doar seus recursos. Ninguém é certinho, somos todos destruidores, somos donos de uma inteligência admirável, mas simplesmente mostramos ser o contrário.


Graziele               nº: 10
Krys Ellen                           nº: 17
Miriã Barcelos                  nº: 25

Welberth Ferreira            nº: 37


A) “A Terra não pertence ao homem – o homem pertence a Terra.”
O trecho deixa claro que nós somos parte da Terra e que nós precisamos dela para sobreviver.
B) Caminhar entre as estrelas: É a morte.
Cavalo de ferro que fuma: O trem
Fios que falam: Telégrafo


C) “Cada parte da Terra é sagrada para o meu povo.”
Por que trata a natureza como prioridade.
D) Que os homens destroem a natureza, os animais e a si mesmos.



Tallyton Lucas    - N° 31


A) “A Terra não pertence ao homem – o homem pertence a Terra.”
O trecho deixa claro que nós somos parte da Terra e que nós precisamos dela para sobreviver.
B) Caminhar entre as estrelas: É a morte.
Cavalo de ferro que fuma: O trem
Fios que falam: Telégrafo
C) “Cada parte da Terra é sagrada para o meu povo.”
Por que trata a natureza como prioridade.
D) Que os homens destroem a natureza, os animais e a si mesmos.


Juliana Alves - Thamilla - Tatiane

Questões

1) Leia (em dupla ou trio), no blog do projeto, a Carta do Chefe Seattle e realize as atividades abaixo:

a) Escolha o trecho mais importante, copie e comente.

''Se os homens cospem no chão, eles cospem em si mesmos." 

Os homens destroem e desmatam a terra e acabam destruindo e atingindo a si mesmos, consequentemente, destruindo também gerações futuras.

"Nós sabemos que o homem branco não entende nossas maneiras. Para ele um pedaço de Terra é igual a outro"

O homem branco não reconhece  o valor da natureza, um pedaço de terra  é apenas um pedaço de terra, igual a qualquer outro, onde se visa apenas explorar, gerar bens e riquezas para si, sem pensar no dia de amanhã e as consequências que estão causando, já para os índios, a terra tem grande valor, um bem precioso , consideram-na como parte de si , de sua família.



b) Explique o sentido das metáforas:

Caminhar entre as estrelas: Quando a pessoa morre.

Cavalo de ferro que fuma:  São os trens.

Fios que falam: Seria o telefone da época, ou seja, os telégrafos.



c) Que partes dos textos assemelham-se a questões levantadas no filme "Avatar"? Por quê?

"Cada parte da terra é sagrada para o meu povo."

"Somos parte da terra e ela é parte de nós."

Assim como no texto, no filme a terra tem um valor imenso para os avatares. Eles têm uma ligação muito grande com a natureza, o que os humanos deveriam ter.



d) Relacione trechos da música ouvida em sala à Carta.

“Nós não somos feras,

Nós não somos bestas,

Nós não somos animais,

Somos não.

Temos inteligência,

Temos raciocínio,

Temos lucidez,

ou não.



Destroçamos tudo,

Devastamos tudo,

Destruímos tudo

Nós matamos,

Nos matamos,

Nós não somos bichos,

Claro que somos piores.

Somos humanos”

Nós sabemos que o homem branco não entende nossas maneiras. Para ele um pedaço de terra é igual ao outro, pois ele é um estranho que chega à noite e tira da terra tudo o que precisa. A Terra não é sua irmã, mas sua inimiga e quando ele a vence, segue em frente.

Ele deixa para trás os túmulos de seus pais e não se importa.

Ele sequestra a Terra de seus filhos e não se importa. O túmulo de seu pai e o direito de primogenitura de seus filhos são esquecidos.  Ele ameaça sua mãe, a Terra, e seu irmão, do mesmo modo, como coisas que comprou, roubou, vendeu como carneiros ou contas brilhantes. Seu apetite devorará a Terra e deixará atrás de si apenas um deserto. Não sei. Nossas maneiras são diferentes das suas.

Esse destino é um mistério para nós, pois não entendemos quando os búfalos são mortos, os cavalos selvagens são domados, os recantos secretos da floresta carregados pelo cheiro de muitos homens, e a vista das montanhas maduras manchadas por fios que falam. Onde está o bosque? Acabou. Onde está a águia?Acabou. O fim dos vivos e o começo da sobrevivência.”



Carlos Henrique Nº 05 - Dennis Vinicius Nº 06 - Douglas de Sousa Claudino Nº 07- Renan Vinicius Nº29
1.     Leia (em dupla ou trio), no blog do projeto (portuguesaambiental.blogsopot.com), a Carta do chefe Seattle e realize as atividades abaixo



a.     Escolha o trecho que achou mais interessante, copie e comente.


Vocês devem ensinar a seus filhos que o chão sob seus pés é as cinzas de nossos avós. Para que eles respeitem a terra, digam a seus filhos que a Terra é rica com as vidas de nossos parentes. Ensinem aos seus filhos o que ensinamos aos nossos, que a Terra é nossa mãe. Tudo o que acontece a Terra, acontece aos filhos da Terra. Se os homens cospem no chão, eles cospem em si mesmos. Isto nós sabemos – a Terra não pertence ao homem – o homem pertence a Terra. Isto nós sabemos.


Que nos devemos valorizar a terra, pois ela abriga todos nós. O mínimo que devemos fazer e preserva e cuidar onde vivemos. Por que se a gente prejudica a terra seremos prejudicados, pois somos filhos dela.

b.     Explique o sentido das metáforas:

·         Caminhar entre as estrelas.


O chefe indígena quis dizer que os mortos do homem branco se esquecem da sua pátria quando morrem e seu espírito vai para o céu.


·         Cavalo de ferro que fuma.


Ele se refere com essa metáfora ao trem.


·         Fios que falam.


O chefe se refere com “fios que falam” aos fios que nós temos na cidade, como os de telefonia, de eletricidade entre outros.



c.     Que partes do texto assemelham-se a questões levantadas no filme “Avatar”? Por que?


Cada parte da Terra é sagrada para o meu povo. Cada pinha brilhante, cada praia de areia, cada névoa nas florestas escuras, cada inseto transparente, zumbindo,


é sagrado na memória e na experiência de meu povo.  A energia que flui pelas árvores traz consigo as memórias do homem vermelho.


A semelhança do Filme Avatar com a carta do Chefe Seattle e que nas duas situações a Terra e importante.


d.     Relacione trechos da música ouvida em sala à Carta


Se resolvermos aceitar, eu imporei uma condição – o homem branco deve tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos. Sou um selvagem e não entendo de outra forma.  Vi mil búfalos apodrecendo na pradaria, abandonados pelo homem branco que os matou da janela de um trem que passava. Sou um selvagem e não entendo como o cavalo de ferro que fuma pode se tornar mais importante que o búfalo, que nós só matamos para ficarmos vivos. O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, o homem morreria de uma grande solidão do espírito. Pois tudo o que acontece aos animais, logo acontece ao homem. Todas as coisas estão ligadas.



é sagrado na memória e na experiência de meu povo.  A energia que flui pelas árvores traz consigo as memórias do homem vermelho.


A semelhança do Filme Avatar com a carta do Chefe Seattle e que nas duas situações a Terra e importante.


e.     Relacione trechos da música ouvida em sala à Carta


Se resolvermos aceitar, eu imporei uma condição – o homem branco deve tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos. Sou um selvagem e não entendo de outra forma.  Vi mil búfalos apodrecendo na pradaria, abandonados pelo homem branco que os matou da janela de um trem que passava. Sou um selvagem e não entendo como o cavalo de ferro que fuma pode se tornar mais importante que o búfalo, que nós só matamos para ficarmos vivos. O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, o homem morreria de uma grande solidão do espírito. Pois tudo o que acontece aos animais, logo acontece ao homem. Todas as coisas estão ligadas.

Um comentário: