Resenhas 3ª A e B

Resenha 3ª A

Lixo Extraordinário, direção Lucy Walker, com Vik Miniz, Paris filmes, 2009.

Lixo Extraordinário

                 O documentário “Lixo Extraordinário”  relata uma realidade lamentável, na qual pessoas trabalham no lixão para conseguir seus sustento.
                 Ao se deparar com esse tema imaginamos algo de boa qualidade, um lixo grande e espetacular, porém não é o que vemos. Percebemos algo diferente  no decorrer do filme. Vemos pessoas simples, pessoas humildes trabalhando em um lugar totalmente ruim sem nenhuma condição de vida.
                Mas um dia um artista brasileiro, morador dos Estados Unidos, chamado Vik Muniz, veio passar dois anos no Brasil para tentar mudar essa situação. Vik faz um projeto e cria um setor onde são feitos quadros com imagens das pessoas do lixão com o próprio lixo.
                 Vik faz quadros espetaculares de alguns trabalhadores e usa o próprio lixo para as finalizações de seus quadros.
                Por esses belos quadros serem perfeitos e chamativos, eles são leiloados em um museu de Londres, depois de leiloados todos os quadros expostos em um museu no Brasil e todos os trabalhadores acabam sendo reconhecidos pelas pessoas que estão vendo as obras.
                Depois de tudo que o artista Vik Muniz fez por essas pessoas, a vida de cada uma, a dignidade e a honra delas torna-se melhor.
                 Esse documentário deve ser visto por muitas pessoas, pois vale a pena e mostra que todo lixo pode ser reciclado e ser um grande ensinamento para fazer a diferença.

Antonio, Shamim, Tamires, Victor e Vinicius.





 Resenhas   - 3ª B
                                                                                                          
Lixo Extraordinário

O documentário “Lixo Extraordinário” retrata a vida de catadores no aterro sanitário, onde um produtor e artista plástico brasileiro, que vive nos EUA, vem ao Brasil fazer arte com o lixo. Chegou a achar que seria difícil, mas chegando lá encontrou pessoas maravilhosas, que aparentemente eram felizes até eles conhecê-los de verdade.
Trabalhou com 7 pessoas para que pudesse desenvolver o trabalho no lixão, tirou fotos das pessoas e com isso foi montando a arte.
Chegou a desenvolver 6 quadros que foram a leilão e conseguiu arrecadar cerca de 100 mil reais e com o dinheiro ele doou para as pessoas do trabalho e conseguiu mudar a vida de cada um deles, conseguiu montar uma escola e uma biblioteca no lixão.
Esse documentário é recomendado para as pessoas que desejam mudar suas vidas, mas não têm coragem ou até mesmo já perderam a esperança. Ele é um estímulo e por isso pode ser visto pelos mais variados tipos de pessoas.

Alunos: Jânis, Jéssica Pereira, Lorrane e Matheus.

Lixo Extraordinário, com VikMuniz
Direção de Lucy Walker, Paris Filmes, 2009

O documentário “Lixo Extraordinário” retrata a vida dos catadores no aterro de Gramacho, localizado na cidade do Rio de Janeiro.
Antes de chegar ao Rio de Janeiro, Vik Muniz (artista plástico) pesquisou sobre o aterro e formou sua ideia negativa sobre os catadores, mas quando chegou lá e os conheceu realmente, ele mudou totalmente sua impressão.
O artista plástico transformou a vida de alguns catadores do aterro, produzindo quadros com materiais recicláveis coletados no lixão. Depois de um período trabalhando com os catadores, vendeu seus quadros por um bom preço, e um dos mais caros foi o quadro do Tião, vendido por 28 mil libras, equivalente à R$ 100.000,00.
Lixo Extraordinário é uma obra fascinante, pois nos permite ter ideias diferentes do que imaginamos do dia-a-dia dos catadores. O documentário nos faz refletir sobre nossas atitudes.

Ana Cristina               Nº: 02
Karine de Sousa         Nº: 15
Luana Letícia             Nº: 19
Raquel Dias                Nº: 28

Lixo Extraordinário
Direção de Lucy Walker, com Vik Muniz, Paris Filmes. 2009.

“Lixo Extraordinário”, documentário produzido por Lucy Walker sobre a questão ambiental, inicia-se com imagens de impacto, mostrando ações humanas e suas consequências para o planeta e para a própria humanidade.
O “Lixo Extraordinário” de Vik Muniz relata a trajetória do lixo despejado no Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina, localizado na periferia de Duque de Caxias e que recebe diariamente toneladas de lixo produzido pelos habitantes do Rio de Janeiro e municípios vizinhos. Vik Muniz, nesse lugar, fotografou um grupo de catadores de materiais recicláveis como objetivo inicial de retratá-los.
Vik Muniz, o documentarista, tenta nos alertar para o que estamos fazendo. Se analisarmos a historia da humanidade se trata basicamente de uma relação entre os dois sistemas mais complicados da terra: a sociedade humana e a natureza.
Lixo significa qualquer material considerado inútil supérfluo, ou sem valor, gerado pela atitude humana. Antes de chegar ao aterro do Gramacho Vik Muniz e seus diretores não esperavam encontrar nada muito diferente disso, mas se surpreenderam ao conhecer pessoas cativantes, cheias de dignidade.
“Lixo Extraordinário” retrata uma realidade que pode ser modificada através da responsabilidade social e do entendimento que a comunidade adquiriu ao longo do tempo acerca do valor do lixo e de que forma sua reciclagem pode contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento local.

Aluno(s): Douglas de Sousa Claudino Nº07
Elizabeth Herllen Nº08
Juliana Alves Nº14


Lixo Extraordinário, direção de Licywalker, com Vik Muniz, Paris Filmes, 2009.

   “ Lixo Extraordinário”, documentário dirigido por Lucy Walker e produzido por Vik Muniz , fala sobre a realidade brasileira em relação ao resíduos produzidos pela população, inicia-se com imagens de impacto, mostrando as ações humanas incorretas e  suas consequências papa o meio ambiente  e para a própria humanidade.
   Os problemas dos resíduos sólidos, as condições precárias de trabalho dos  catadores, a tudo que retrata a realidade e desigualdade sociais existentes no nosso país são apresentados no documentário.
   Os personagens do filme tentam nos alertar sobre o que estamos fazendo. Ou seja, o que estamos vivendo é um choque entre as nossas facilidades e necessidades, tratando de forma errada o destino do lixo.
   É necessário mudarmos o nosso modo de pensar e agir quanto a essa questão, como vemos a cada dia nos jornais e manchetes.
   O filme nos conscientiza mostrando o lado escuro da realidade e nos ajuda a rever nossos conceitos e hábitos e assim melhorar o ambiente em que vivemos.


Aluno(s): Carlos Henrique N°:05
              Dennis Vinicius Nº:06
             Renan Vinicius Nº:29

Lixo Extraordinário, direção de Lucy Walker, com Vik Muniz, Paris Filmes, 2009.

            O documentário "Lixo Extraordinário", do produtor Vik Muniz, é realizado no Rio de Janeiro no aterro de Gramacho. Mostra principalmente a ideia da reutilização dos materiais que são descartáveis.
            Ao chegar no local escolhido, os produtores se deparam com miséria, com a falta de recursos para o trabalho manual. A primeira visão em relação aos sentimentos dos catadores foi uma felicidade superficial, porém ao conhecê-los melhor ficou claro que a maioria deles omitia seus verdadeiros sentimentos.
            Ao longo do documentário é despertada em nós a consciência da falta de responsabilidade que temos em nossa vida para com o lixo. Há uma cena que retrata este ponto de vista, quando uma das personagens diz que a cada latinha de refrigerante ou pacote de biscoito consumido e jogado no lixo não pensamos sobre o seu destino.
            Será que se mudássemos o nosso hábito e passássemos a organizar o lixo adequando para sua reciclagem, mudaria o trabalho dos catadores? Sim. Fica evidente que a nossa conscientização facilitaria de forma notável esse procedimento.
            A magnitude do documentário revela que há soluções para um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade, que é o descaso com que tratamos aquilo que também nos afeta. É sem dúvida um documentário que influencia positivamente a nossa forma de viver.

                                                           Alunos: Ádan, Grazielle e Mariana.


Lixo Extraordinário

O documentário "Lixo Extraordinário", dirigido por Lucy Walker, em 2009, pela Paris Filmes, teve como um dos protagonistas o artista plástico Vik Muniz.                                                                           Vik transformava lixo em sua obra prima. Vendo algumas imagens do maior aterro sanitário, localizado no Rio de Janeiro, ele iniciou um projeto, no qual seu objetivo era conhecer a vida dos catadores de lixo e retratá-los em suas obras.
 Ele conheceu pessoas batalhadoras, que através do lixo encontraram um meio de sobrevivência. Vik conseguiu transformar a vida das pessoas que o ajudavam em seu projeto. O carisma das pessoas que sustentam suas famílias através do material reciclado emociona os expectadores.                                                                                                                                            
Além do projeto, Vik tinha como objetivo mudar a vida das pessoas, mas o que ele não esperava, era que também seria mudado.                                                                                     Seu projeto contou com fotografias de alguns catadores e, através delas, foi feita uma montagem com as imagens.                                                                                                                    
As obras foram expostas em leilões em Londres.
Tião (um dos catadores retratados) acompanhou Vik na viagem, onde as obras foram bastante comentadas. A obra contribuiu para a sociedade, pois trata o lixo não como uma coisa ruim, mas como algo realmente extraordinário e é recomendável para todas as idades, todas as classes sociais, pois retrata nossa realidade.

Krys Ellen Lins – Miriã -  Raissa Rodrigues -Welberth Ferreira            


Nenhum comentário:

Postar um comentário