Centro Educacional 08 do Gama
Disciplina: P.D
Professoras: Eufrázia e Maria do Rosário
Alunas: Ana Cristina Nº: 02
Grazielle Gualberto Nº: 10
Luana Letícia Nº: 19
Série: 3° Turma: ´´B´´
Assunto: Relatório da
Aula-Passeio
Este relatório fala sobre a
aula-passeio, onde se localiza o Parque Nacional de Brasília, que abrange
quatro cidades: Sobradinho, Brazlândia, São Bernardo (GO) e Brasília, no dia
04 de agosto de 2012. Os objetivos foram: conhecer o ambiente, a fauna, a flora
e o clima. Foram observadas algumas espécies de plantas e animais.
Percorremos somente uma trilha,
a trilha da Capivara, fomos acompanhados pelos professores Mª do Rosário,
Eufrázia, da disciplina de PD e Márcio, da disciplina de Filosofia.
Ao chegarmos ao Parque
Nacional de Brasília, as professoras foram recebidas por um fiscal na
portaria, que as informou que o acesso as trilhas da Meditação, Cristal e o
Riachinho estavam interditados devido ao elevado índice de incêndio na
região. Após alguns minutos de espera, fomos autorizados a entrar no Parque
onde guardamos nossos pertences, logo em seguida fomos fazer a trilha. Antes
de entrarmos na trilha, a professora Mª do Rosário nos deu algumas instruções
como: caminhem em silêncio, observem a fauna e a flora, tirem fotos de tudo
que vocês acharem importante. Em fim, depois de muitas instruções fomos rumo
à trilha, assim que começamos a caminhar pudemos perceber a diferença da
temperatura do local, a trilha tem um ar gelado e é formado por árvores
típicas do cerrado. Ao longo da nossa caminhada fomos aprendendo cada vez
mais sobre o meio ambiente através das explicações da Mª do Rosário e das
placas existentes no local, placas essas que nos davam informações sobre
plantas e animais existentes lá. Quando terminamos a nossa caminhada, que não
foi tão longa como esperávamos, tentamos ir à Ilha da Meditação, mas tinha
uma barra de isolamento e um vigia que nos impedia.
As duas turmas voltaram para
a piscina, a nossa se reuniu um pouco longe das outras, logo depois os
meninos entraram na piscina e as outras pessoas ficaram tomando Sol e tomando
café da manhã. Enquanto estávamos aproveitando o nosso dia de lazer, vimos um
passarinho pequenino e preto, ele era lindinho, mas infelizmente ele nos deu
apenas alguns segundos para apreciá-lo, rapidamente ele bateu asas e voou e
nos deixou lá, encantados com sua beleza.
A nossa aula-passeio foi
muito boa, aprendemos bastante sobre o meio ambiente, tomamos banho de
piscina, brincamos de pique-bandeirinha, ganhamos um puxão de orelha da professora
Eufrázia, rimos bastante, descansamos e na hora de virmos embora ainda
pudemos apreciar um lindo macaquinho que estava brincando em uma árvore perto
da entrada do Parque.
O Parque Nacional de
Brasília pode ser velho por ter sido criado em novembro de 1961, mas, mesmo
com essa idade toda, ele não perdeu a sua beleza, esse é um lugar maravilhoso
que conseguiu tirar com a sua beleza em apenas um dia o estresse e o cansaço
acumulados de uma semana de aulas e trabalhos. Temos a certeza de que essa
aula-passeio conseguiu alcançar o seu objetivo, e as nossas professoras
ficarão felizes com os resultados que irão obter de nós com esse projeto.
|
Centro
Educacional 08 do Gama
Disciplina:
PD I
Professores:
Eufrázia e Rosário
Alunos:
Carlos Henrique, Douglas de Sousa e Renan Vinicius.
Introdução/Apresentação:
O
presente trabalho relata a saída de campo para o Parque Nacional de Brasília
que se localiza na região Noroeste do DF entre as cidades de Sobradinho,
Brazlândia, São Bernado-GO e Brasília. O objetivo principal desta saída de campo
foi o reconhecimento da trilha natural que se chama trilha da capivara.
Foi
observada a vegetação, Clima, relevo enfim tudo que compõe uma trilha ou
ecossistema.
Nós íamos percorrer duas trilhas no
dia que fomos não poderia percorrer nenhuma trilha devido o alto índice de
queimadas no local, mas mesmo assim foi-nós liberado para fazer uma trilha
“Capivara”. Durante o percurso da trilha da capivara víamos a vegetação rica
em folhas e verde, durante todo o percurso havia placas que indicavam
informações sobre o local.
Desenvolvimento
Ao chegarmos ao Parque Nacional de
Brasília, vimos vários tipos de plantas. A temperatura do local estava bem
agradável deveria estar uns 17º C. No meio da trilha tem um local para
descanso onde a pessoas podem sentar-se e observar a mata. Nos não avistamos
animais porque havia muito barulho. Há vários animais como jaguatirica
tamanduá-bandeira entre outras espécies ameaçadas.
Para este passeio foram levadas três
turmas (A, B e E).A turma B é E foram as primeiras a percorrer a Trilha da
Capivara,logo depois a turma A.Durante a trilha percebia-se a vegetação seca
mais úmida .
Nós íamos percorrer duas trilhas, mas
devido ás condições exigidas pelo local não foi possível. Durante o percurso
da trilha da capivara víamos a vegetação rica em folhas secas o que
representa bem o cerrado. Durante todo o percurso havia placas onde indicavam
informações sobre a Trilha da Capivara,nesta trilha não foi necessário guia
ambiental pelo fato da trilha ser “Planejada”.Ao decorrer via-se que não
podia se sair do percurso pelo fato dela ser cercada por cercas de madeira.
Fazer uma relatoria sobre essa trilha não é fácil, porque parasse ter sempre
a mesma aparência. Logo depois da trilha fomos liberados para o lazer, onde
banhamos e se divertimos em um ambiente muito agradável.
Conclusão
Acreditamos que o principal objetivo
foi alcançado, que era o reconhecimento da fauna, flora e obter mais educação
ambiental.
|
Centro
Educacional 08 do Gama
Disciplina:
P.D I
Professoras:
Eufrázia e Rosário
Alunas:
Thamilla da Silva e Elizabeth Hellem
O presente trabalho relata a saída de
campo para o Parque Nacional de Brasília, situado em Brasília – DF, em 04 de
agosto de 2012. Tivemos o objetivo de conhecer o meio ambiente, observar as
plantas, animais, clima, vegetação e etc. Percorremos a trilha da capivara,
fomos com a turma e com as professoras Maria do Rosário e Eufrázia Souza
Rosa, da disciplina Português.
Chegamos no Parque Nacional de
Brasília e fomos fazer a trilha de capivara. Na caminhada pudemos observar
algumas Nascentes, Matas de galeria o clima que estava frio, a paisagem e
etc..
Encontra-se em sua vegetação de clima
seco mata baixa, vegetação serrana sua fauna e variada, inclusive varias
espécies de animais como: macaco prego e varias espécies de aves.
O Parque Nacional de Brasília foi
criado em novembro de 1961, tem aproximadamente 43.000 hectares, abrange as
cidades de Brazlândia, São Bernardo-Go, Sobradinho e BRASILIA-DF.
Infelizmente não conseguimos ver
nenhum animal, talvez pela nossa presença no local assustamos os animais.
Banhamos, tivemos também um momento de
lazer junto à natureza, embora a água estivesse bem fria, devido ao tempo que
ajudava muito.
O Parque Nacional de Brasília e um
lugar muito privilegiado, bonito, pela sua flora.
Acreditamos que o passeio alcançou o
objetivo, sendo ele o de integrar a turma, conhecer e proteger a natureza.
|
Centro
Educacional 08 do Gama
Juliana
Alves Gomes Nº 14 3º B
·
NTRODUÇÃO
O relatório apresentará a saída dos alunos
dos terceiros anos, do Centro Educacional 08 ao Parque Nacional de Brasília,
localizado a noroeste do Distrito Federal. O objetivo principal da saída da
escola ao parque ecológico foi aprofundar os conhecimentos a respeito do meio
ambiente, conhecendo uma reserva natural, observando seu clima, sua
vegetação, sua paisagem natural, as nascentes e tudo aquilo que se trata do
meio ambiente.
Para o desenvolvimento do
trabalho, foi feito o percurso de uma trilha, a TRILHA DA CAPIVARA, de
aproximadamente 1300 metros e vinte minutos de percurso, acompanhada pelas
professoras Rosário Ribeiro e Eufrásia Rosa.
·
DESENVOLVIMENTO
Ao chegarmos ao Parque Nacional de Brasília,
a professora Rosário Ribeiro instruiu os alunos, compartilhando breves
informações a respeito do que aconteceria durante a trilha, como a
visibilidade de animais, nascentes, entre outros.
Ao entrarmos na trilha, foi
possível perceber a mudança do clima, do ar, da vegetação que somos
acostumados, tivemos a visibilidade de algumas nascentes e não foi possível
ver animais devido ao barulho que os alunos estavam fazendo. Observamos uma
paisagem composta de grandes árvores, nascentes, placas informativas,
barulhos na mata (provavelmente de animais), plantas e um ecossistema
preservado e bem cuidado, alcançando o objetivo principal que era conhecer
uma reserva natural.
O clima predominante dentro
da trilha é aparentemente frio, esquentando em alguns locais onde não é
coberto por árvores e plantas denominado Tropical-Savana.
É possível encontrar uma
vegetação pantanosa, mata de galeria não pantanosa, vereda, cerrado sensu
stricto, cerradão, semelhante ao cerrado, tais como: a mata de galeria, mata seca,
campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e campo de murundus, com
arvores que atingem de 20 a 30 metros, gramíneas, e arbustos isolados ou em
pequenos grupos, comando um campo sempre verde, sombreado e úmido.
A hidrografia da área de
estudo é formada por córregos que nascem no contato da chapada da Contagem
com a Depressão do Paranoá. Os córregos que se situam no Parque Nacional de
Brasília são afluentes do Rio Paranoá, onde é possível encontrar
aproximadamente 260 nascentes.
A fauna é abundante e
diversificada, composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais
como: lobo-guará, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, jaguatirica,
ouriço-caixeiro; além de espécies endêmicas como pequeno roedor,
gralha-do-campo, papagaio-galego, entre outros.
O Parque Nacional de
Brasília tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de
grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de
pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e
interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo
ecológico.
Após a trilha, nós alunos
tivemos a tarde livre próximos à natureza.
·
CONCLUSÃO
O Parque
Nacional de Brasília tem uma beleza espetacular, e com tanta destruição
ambiental, torna-se um local privilegiado por suas reservas, vegetação,
fauna, flora, clima, etc. Conclui-se que, um ambiente de reserva florestal
que abriga vários tipos de ecossistemas deve ser preservado.
|
Centro
Educacional 08 do Gama- CED 08
Educação
Ambiental
Disciplina:
Parte diversificada- PD
Professor:
Mª do Rosário, Eufrázia.
Acadêmicos:
Gabriel Costa, Mayara Feitosa, Phidel Kastro
O presente trabalho relata a saída de campo ao
Parque nacional de Brasília, que abrange quatro cidades sendo elas: Brazlândia
(DF), Brasília (DF), São Bernardo (GO), Planaltina (DF). Nossos objetivos foram
conhecer a fauna e a flora, o clima enfim tudo o que compõe o meio ambiente.
Percorremos uma trilha chamada Trilha da
Capivara, fomos acompanhados pelas professoras Eufrázia e Maria do Rosário, de
PD e pelo professor Márcio, de Filosofia.
Ao chegarmos ao Parque Nacional de Brasília
as professoras foram recebidas por um fiscal do Parque, que as informaram que
três trilhas estavam fechadas por causa do Auto risco de incêndio, logo depois
fomos liberados para fazer a Trilha da Capivara porque era a única que não tinha risco de incêndio, entramos no
parque logo depois fomos rumo a trilha. Na trilha procuramos ficar um pouco
distante de todos, pois estavam andando muito rápido e fazendo muito barulho.
Lá nós vimos um macaco, ouvimos barulho de
alguns animais, mas não chegamos á vê-los. Depois da trilha, fomos lanchar,
depois andar, brincar e tomar banho de piscina com os outros alunos. Estávamos
perto da cerca e sempre vinham passarinhos diferentes, depois fomos brincar de
pique bandeirinha depois de duas partidas todos nós cansamos e resolvemos
parar, logo depois fizemos um piquenique com as pessoas da turma (fato inédito). Depois do almoço
tiramos fotos e ficamos apreciando a natureza.
O
Parque Nacional de Brasília é um ótimo lugar para descansar, apreciar a
natureza, ir com os amigos e relaxar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário