Relatórios 3ª B



Centro Educacional 08 do Gama - CED08
Disciplina: Parte Diversificada - P. D
Professora: Maria do Rosário Ribeiro Alves
Aluna: Mariana Cavalcante dos Santos

            O relatório se refere à saída ao Parque Nacional de Brasília no dia 04 de agosto de 2012. O objetivo principal foi explorar o meio ambiente e conhecer os seus recursos naturais. Fizemos uma trilha, chamada capivara, para alcançar o nosso objetivo, contendo alguns animais.

            Assim que chegamos ao local destinado, fomos divididos em grupos para que percorrêssemos a trilha. Junto como 3º E, nós do 3º B, fomos os primeiros.
Antes de trilharmos, recebemos algumas orientações de uma de nossas professora, Rosário, nos explicando como nos comportar durante a caminhada, feito isso seguimos com a trilha.

            Durante o percurso havia várias placas, contendo características sobre a trilha, há informações da mata de galeria pantosa, mata de galeria não-pantosa e comuns, a família botânica, aspectos interessantes sobre as plantas dentre outras coisas.

            A fauna é abundante e diversificada, compostas por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como: lobo-guará, tatu-canastra, tamanduá bandeira, jaguatirica, ouriço-caixeiro, gralha-do-campo, papagaio-galego. Outras espécies não ameaçadas compõem a biodiversidade do parque, a exemplo de mamífero, aves, répteis, anfíbios e peixes.

            Pude perceber também a mudança climática, pelo fato de estar num ambiente ecológico natural. Além disso, o Parque Nacional de Brasília, que foi fundado em 29 de novembro de 1961, possibilita a realização de lazer, pois possui piscinas formadas pelos poços d’água, que é uma de suas principais atrações.

             O Parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, sendo assim, vejo que alcançamos os objetivos propostos pela aula-passeio.


Centro Educacional 08 do Gama
Disciplina: P.D
Professoras: Eufrázia e Maria do Rosário
Alunas: Ana Cristina Nº: 02
Grazielle Gualberto Nº: 10
Luana Letícia Nº: 19
Série: 3° Turma: ´´B´´
Assunto: Relatório da Aula-Passeio
              Este relatório fala sobre a aula-passeio, onde se localiza o Parque Nacional de Brasília, que abrange quatro cidades: Sobradinho, Brazlândia, São Bernardo (GO) e Brasília, no dia 04 de agosto de 2012. Os objetivos foram: conhecer o ambiente, a fauna, a flora e o clima. Foram observadas algumas espécies de plantas e animais.
              Percorremos somente uma trilha, a trilha da Capivara, fomos acompanhados pelos professores Mª do Rosário, Eufrázia, da disciplina de PD e Márcio, da disciplina de Filosofia.
               Ao chegarmos ao Parque Nacional de Brasília, as professoras foram recebidas por um fiscal na portaria, que as informou que o acesso as trilhas da Meditação, Cristal e o Riachinho estavam interditados devido ao elevado índice de incêndio na região. Após alguns minutos de espera, fomos autorizados a entrar no Parque onde guardamos nossos pertences, logo em seguida fomos fazer a trilha. Antes de entrarmos na trilha, a professora Mª do Rosário nos deu algumas instruções como: caminhem em silêncio, observem a fauna e a flora, tirem fotos de tudo que vocês acharem importante. Em fim, depois de muitas instruções fomos rumo à trilha, assim que começamos a caminhar pudemos perceber a diferença da temperatura do local, a trilha tem um ar gelado e é formado por árvores típicas do cerrado. Ao longo da nossa caminhada fomos aprendendo cada vez mais sobre o meio ambiente através das explicações da Mª do Rosário e das placas existentes no local, placas essas que nos davam informações sobre plantas e animais existentes lá. Quando terminamos a nossa caminhada, que não foi tão longa como esperávamos, tentamos ir à Ilha da Meditação, mas tinha uma barra de isolamento e um vigia que nos impedia.
                 As duas turmas voltaram para a piscina, a nossa se reuniu um pouco longe das outras, logo depois os meninos entraram na piscina e as outras pessoas ficaram tomando Sol e tomando café da manhã. Enquanto estávamos aproveitando o nosso dia de lazer, vimos um passarinho pequenino e preto, ele era lindinho, mas infelizmente ele nos deu apenas alguns segundos para apreciá-lo, rapidamente ele bateu asas e voou e nos deixou lá, encantados com sua beleza.
                 A nossa aula-passeio foi muito boa, aprendemos bastante sobre o meio ambiente, tomamos banho de piscina, brincamos de pique-bandeirinha, ganhamos um puxão de orelha da professora Eufrázia, rimos bastante, descansamos e na hora de virmos embora ainda pudemos apreciar um lindo macaquinho que estava brincando em uma árvore perto da entrada do Parque.
                 O Parque Nacional de Brasília pode ser velho por ter sido criado em novembro de 1961, mas, mesmo com essa idade toda, ele não perdeu a sua beleza, esse é um lugar maravilhoso que conseguiu tirar com a sua beleza em apenas um dia o estresse e o cansaço acumulados de uma semana de aulas e trabalhos. Temos a certeza de que essa aula-passeio conseguiu alcançar o seu objetivo, e as nossas professoras ficarão felizes com os resultados que irão obter de nós com esse projeto.


Centro Educacional 08 do Gama
Disciplina: PD I
Professores: Eufrázia e Rosário
Alunos: Carlos Henrique, Douglas de Sousa e Renan Vinicius.

Introdução/Apresentação:
            O presente trabalho relata a saída de campo para o Parque Nacional de Brasília que se localiza na região Noroeste do DF entre as cidades de Sobradinho, Brazlândia, São Bernado-GO e Brasília. O objetivo principal desta saída de campo foi o reconhecimento da trilha natural que se chama trilha da capivara.
            Foi observada a vegetação, Clima, relevo enfim tudo que compõe uma trilha ou ecossistema.
Nós íamos percorrer duas trilhas no dia que fomos não poderia percorrer nenhuma trilha devido o alto índice de queimadas no local, mas mesmo assim foi-nós liberado para fazer uma trilha “Capivara”. Durante o percurso da trilha da capivara víamos a vegetação rica em folhas e verde, durante todo o percurso havia placas que indicavam informações sobre o local.
Desenvolvimento
Ao chegarmos ao Parque Nacional de Brasília, vimos vários tipos de plantas. A temperatura do local estava bem agradável deveria estar uns 17º C. No meio da trilha tem um local para descanso onde a pessoas podem sentar-se e observar a mata. Nos não avistamos animais porque havia muito barulho. Há vários animais como jaguatirica tamanduá-bandeira entre outras espécies ameaçadas.
Para este passeio foram levadas três turmas (A, B e E).A turma B é E foram as primeiras a percorrer a Trilha da Capivara,logo depois a turma A.Durante a trilha percebia-se a vegetação seca mais úmida .
Nós íamos percorrer duas trilhas, mas devido ás condições exigidas pelo local não foi possível. Durante o percurso da trilha da capivara víamos a vegetação rica em folhas secas o que representa bem o cerrado. Durante todo o percurso havia placas onde indicavam informações sobre a Trilha da Capivara,nesta trilha não foi necessário guia ambiental pelo fato da trilha ser “Planejada”.Ao decorrer via-se que não podia se sair do percurso pelo fato dela ser cercada por cercas de madeira. Fazer uma relatoria sobre essa trilha não é fácil, porque parasse ter sempre a mesma aparência. Logo depois da trilha fomos liberados para o lazer, onde banhamos e se divertimos em um ambiente muito agradável.

Conclusão
Acreditamos que o principal objetivo foi alcançado, que era o reconhecimento da fauna, flora e obter mais educação ambiental.
                            

Centro Educacional 08 do Gama
Disciplina: P.D I
Professoras: Eufrázia e Rosário
Alunas: Thamilla da Silva e Elizabeth Hellem

O presente trabalho relata a saída de campo para o Parque Nacional de Brasília, situado em Brasília – DF, em 04 de agosto de 2012. Tivemos o objetivo de conhecer o meio ambiente, observar as plantas, animais, clima, vegetação e etc. Percorremos a trilha da capivara, fomos com a turma e com as professoras Maria do Rosário e Eufrázia Souza Rosa, da disciplina Português.
Chegamos no Parque Nacional de Brasília e fomos fazer a trilha de capivara. Na caminhada pudemos observar algumas Nascentes, Matas de galeria o clima que estava frio, a paisagem e etc..
Encontra-se em sua vegetação de clima seco mata baixa, vegetação serrana sua fauna e variada, inclusive varias espécies de animais como: macaco prego e varias espécies de aves.
O Parque Nacional de Brasília foi criado em novembro de 1961, tem aproximadamente 43.000 hectares, abrange as cidades de Brazlândia, São Bernardo-Go, Sobradinho e BRASILIA-DF.
Infelizmente não conseguimos ver nenhum animal, talvez pela nossa presença no local assustamos os animais.
Banhamos, tivemos também um momento de lazer junto à natureza, embora a água estivesse bem fria, devido ao tempo que ajudava muito.
O Parque Nacional de Brasília e um lugar muito privilegiado, bonito, pela sua flora.
Acreditamos que o passeio alcançou o objetivo, sendo ele o de integrar a turma, conhecer e proteger a natureza.


Centro Educacional 08 do Gama
Juliana Alves Gomes Nº 14     3º B
·               NTRODUÇÃO
 O relatório apresentará a saída dos alunos dos terceiros anos, do Centro Educacional 08 ao Parque Nacional de Brasília, localizado a noroeste do Distrito Federal. O objetivo principal da saída da escola ao parque ecológico foi aprofundar os conhecimentos a respeito do meio ambiente, conhecendo uma reserva natural, observando seu clima, sua vegetação, sua paisagem natural, as nascentes e tudo aquilo que se trata do meio ambiente.
Para o desenvolvimento do trabalho, foi feito o percurso de uma trilha, a TRILHA DA CAPIVARA, de aproximadamente 1300 metros e vinte minutos de percurso, acompanhada pelas professoras Rosário Ribeiro e Eufrásia Rosa.
·               DESENVOLVIMENTO
 Ao chegarmos ao Parque Nacional de Brasília, a professora Rosário Ribeiro instruiu os alunos, compartilhando breves informações a respeito do que aconteceria durante a trilha, como a visibilidade de animais, nascentes, entre outros.
Ao entrarmos na trilha, foi possível perceber a mudança do clima, do ar, da vegetação que somos acostumados, tivemos a visibilidade de algumas nascentes e não foi possível ver animais devido ao barulho que os alunos estavam fazendo. Observamos uma paisagem composta de grandes árvores, nascentes, placas informativas, barulhos na mata (provavelmente de animais), plantas e um ecossistema preservado e bem cuidado, alcançando o objetivo principal que era conhecer uma reserva natural.
O clima predominante dentro da trilha é aparentemente frio, esquentando em alguns locais onde não é coberto por árvores e plantas denominado Tropical-Savana.
É possível encontrar uma vegetação pantanosa, mata de galeria não pantanosa, vereda, cerrado sensu stricto, cerradão, semelhante ao cerrado, tais como: a mata de galeria, mata seca, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e campo de murundus, com arvores que atingem de 20 a 30 metros, gramíneas, e arbustos isolados ou em pequenos grupos, comando um campo sempre verde, sombreado e úmido.
A hidrografia da área de estudo é formada por córregos que nascem no contato da chapada da Contagem com a Depressão do Paranoá. Os córregos que se situam no Parque Nacional de Brasília são afluentes do Rio Paranoá, onde é possível encontrar aproximadamente 260 nascentes.
A fauna é abundante e diversificada, composta por espécies raras ou ameaçadas de extinção, tais como: lobo-guará, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, jaguatirica, ouriço-caixeiro; além de espécies endêmicas como pequeno roedor, gralha-do-campo, papagaio-galego, entre outros.
O Parque Nacional de Brasília tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
Após a trilha, nós alunos tivemos a tarde livre próximos à natureza.
·               CONCLUSÃO
O Parque Nacional de Brasília tem uma beleza espetacular, e com tanta destruição ambiental, torna-se um local privilegiado por suas reservas, vegetação, fauna, flora, clima, etc. Conclui-se que, um ambiente de reserva florestal que abriga vários tipos de ecossistemas deve ser preservado.



Centro Educacional 08 do Gama- CED 08
Educação Ambiental
Disciplina: Parte diversificada- PD
Professor: Mª do Rosário, Eufrázia.
Acadêmicos: Gabriel Costa, Mayara Feitosa, Phidel Kastro

            O presente trabalho relata a saída de campo ao Parque nacional de Brasília, que abrange quatro cidades sendo elas: Brazlândia (DF), Brasília (DF), São Bernardo (GO), Planaltina (DF). Nossos objetivos foram conhecer a fauna e a flora, o clima enfim tudo o que compõe o meio ambiente.
         Percorremos uma trilha chamada Trilha da Capivara, fomos acompanhados pelas professoras Eufrázia e Maria do Rosário, de PD e pelo professor Márcio, de Filosofia.
          Ao chegarmos ao Parque Nacional de Brasília as professoras foram recebidas por um fiscal do Parque, que as informaram que três trilhas estavam fechadas por causa do Auto risco de incêndio, logo depois fomos liberados para fazer a Trilha da Capivara porque era a única que  não tinha risco de incêndio, entramos no parque logo depois fomos rumo a trilha. Na trilha procuramos ficar um pouco distante de todos, pois estavam andando muito rápido e fazendo muito barulho.
           Lá nós vimos um macaco, ouvimos barulho de alguns animais, mas não chegamos á vê-los. Depois da trilha, fomos lanchar, depois andar, brincar e tomar banho de piscina com os outros alunos. Estávamos perto da cerca e sempre vinham passarinhos diferentes, depois fomos brincar de pique bandeirinha depois de duas partidas todos nós cansamos e resolvemos parar, logo depois fizemos um piquenique com as pessoas da turma (fato inédito). Depois do almoço tiramos fotos e ficamos apreciando a natureza.
            O Parque Nacional de Brasília é um ótimo lugar para descansar, apreciar a natureza, ir com os amigos e relaxar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário